domingo, 24 de junho de 2012

Fazenda Marrecas, Maragogi - Alagoas






Fazenda Marrecas Eco-hotel

Maragogi, Alagoas, Brasil.
A Fazenda Marrecas Eco-hotel está localizada em um antigo engenho de cana-de-açúcar, localizado na cidade de Maragogi, litoral norte de Alagoas. Com uma área total de 20.000 m2, a Fazenda abriga, além das instalações hoteleiras, construções históricas, como a do casarão-sede, que é datada de 1780.

A imponência de suas construções em estilo colonial e sua vasta extensão territorial fez com que a Fazenda Marrecas tenha sido alvo de diversas disputas entre as famílias da região ao longo dos anos. Segundo os arquivos do Instituto Histórico de Alagoas, em 1849, o então Engenho Marrecas já constava nos registros oficiais, sendo sua propriedade creditada a Cristóvão de Holanda Cavalcanti.

Em 1859, a propriedade está posicionada na relação de engenhos locais como pertencente ao distrito de Barra Grande, com produções de 2.500 a 3.000 pães de açúcar, volume que o caracterizaria como um engenho de roda d’água. Nesta época há um registro de seu herdeiro, João Rocha Cavalcanti, que, por sua vez, transferiu a propriedade a seus filhos no ano de 1902.

Após a aquisição dos atuais proprietários, todas as instalações passaram por um cuidadoso processo de restauração, que após muita pesquisa, devolveu ao casarão a imponência e virtuosidade do estilo colonial e ergueu sobre as ruínas da antiga senzala parte das atuais acomodações do eco-hotel. Além disso, a capela que outrora abrigara as cerimônias religiosas dos senhores de engenho foi totalmente reconstruída seguindo os padrões arquitetônicos da época do casarão, que também ganhou artefatos históricos em sua decoração.

Atualmente, no Brasil, registram-se apenas duas construções com o padrão arquitetônico do casarão-sede da Fazenda, que revela uma intensa influência da ocupação árabe na Península Ibérica.

Nos anos 70, a Fazenda foi utilizada como locação do longa-metragem franco-brasileiro Joana Francesa, de Cacá Diegues, uma das mais importantes obras cinematográficas produzidas no Brasil e ganhadora de diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. Além disso, suas dependências também já foram palco para produções da TV brasileira, como a novela A Indomada, da Rede Globo de Televisão.

Atualmente, a Fazenda Marrecas é considerada um dos mais belos conjuntos arquitetônicos da região, com serviços turísticos que prezam pelo bem-servir e pelo aspecto bucólico do lugar, sendo, inclusive, eleita como o melhor Hotel-Fazenda do Nordeste pela edição especial da Revista Veja – O melhor do Brasil de 2008.

A predominância do verde aliada ao conforto dos apartamentos, os serviços oferecidos e a imponência do casarão fazem com que o hóspede da Fazenda Marrecas desfrute de tranqüilidade e beleza singulares. Além disso, o local nos leva a novos questionamentos a cerca da história e da natureza que o cercam.



Fazenda Marrecas Eco-Hotel


Maragogi, Alagoas, Brazil
The Fazenda Marrecas in Maragogi was originally an 18th century sugar farm. It now offers charming accommodation, surrounded by nature. The hotel also has an outdoor swimming pool.
Brasilweb 


Admilson Barbosa. fotógrafo -  Amo esse lugar,  obrigado!

Um comentário:

  1. Só quero registrar, que meu dileto amigo Murilo Holanda Costa, nasceu neste imponente casarão! Tendo seus ascendentes como legítimos proprietários, de acordo com o texto acima.

    ResponderExcluir

Admilson Barbosa (Minho) Fotógrafo de Comunicação e Expressão

Deus Seja Louvado! Admilson Barbosa...